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quinta-feira, 18 de outubro de 2012

História da Educação na Antiguidade


A PEDERASTIA COMO EDUCAÇÃO

Por: Vanessa Dorigon


"História da Educação na Antiguidade". cap. 03: "da pederastia como educação" (Edutora Hender, 1996, 15 páginas), do professor Henri-irinée Marrou, nos mostra o que a pederastia (características da sociedade grega) teve a contribuir na educação pedagógica da época. A pederastia consiste no relacionamento amoroso, em aspecto amplo, entre em homem mais velho e um rapaz, excluindo-se as mulheres. Este relacionamento teve muita importância no processo de ensino da época. Por meio da pederastia, o jovem era incluído na vida social adulta. Logo ao entrar na puberdade, o jovem era "adotado", por um mais velho que ficava encarregado do ensino (moral e instrutivo) tornando-se responsável por ele. Nas relações pederásticas havia um sentimento mútuo de emulação, ou seja, um amante demonstrar para o outro toda a sua estima, neste contexto, o mais velho visa tronar-se um modelo a ser seguido, merecendo assim a adoração, e o mais novo deseja ser digno de seu mentor, para isso ele empenhava-se em aprender almejando alcançar o nível do mais velho.

Vale destacar que, na época, os professores de estabelecimentos escolares, semelhantes aos atuais, eram desvalorizados e repudiados por muitos. Isto ocorria por que eles, os professores, ensinavam a quem quisesse, ou melhor, a quem pagasse pela instrução, e isto não era visto com bons olhos pela sociedade grega da época, pois, para os gregos, a educação tinha muito valor e apenas quem era digno podia recebê-la.

Mas, o que isso influi na educação? Ora, na época, era fundamental o sentimento de estima entre os envolvidos no processo educativo e preparatório dos jovens. Isto ainda é necessário e sempre será, pois é fato que o processo de ensino desenvolvido melhor quando há compreensão entre os envolvidos. É claro que este sentimento ajusta-se ao panorama oferecido pela época. O mesmo tipo de relação de sociedade grega não pode ser aplicado nas escolas, cabe-nos apenas utilizar os ideais incutidos na pederastia: a compreensão, o compromisso, o respeito, o empenho pelo aprender do aluno e o prazer por ensinar do professor. 

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