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quinta-feira, 4 de outubro de 2012

Documentário "Crianças Invisíveis" - Uma Reflexão


Por: Vanessa Dorigon

          A criança tem necessidade de brincar, imaginar, sonhar, aprender, ser feliz. Em sua essência é um ser puro e curioso, em pleno desenvolvimento. A criança é otimista por natureza, criativa e alegre, pena que os adultos cortam essa essência infantil em prol de seus preceitos e comodidade, parece que não lembram que também já foram crianças. A criança necessita do faz de conta, das amizades, da liberdade, pois esse é sua essência. É o início de tudo, a pureza maior, a alegria, a esperança e a fantasia.
         Levando em conta o Documentário "Crianças Invisíveis", os "brasileirinhos" caracteriza melhor a sociedade brasileira. É mais comum do que imaginamos crianças que trabalham e são responsáveis por uma parte do sustento da família, catando latinhas, como no documentário, ou como boias frias mirins entre outras "profissionais". Porém, elas não perdem a capacidade de sonhar e criar, elas criam meios de diversão aliados ao trabalho. A características mais exaltada no documentário é a necessidade de brincar, de ser criança. Na África, temos as "crianças soldados", que mesmo cometendo atrocidades, continuam cultivando a sua infância, ainda que escondidas em fundos falsos.
            A escola como instituição dedicada à formação do futuro do país deve "oportunizar as crianças um ambiente saudável e organizado, oferecendo desde uma refeição adequada até os mais sutis aspectos do educar e cuidar, num ambiente emocional e socialmente saudável." A escola deixou de ser apenas um lugar onde se ensinam conteúdos, para quase que um lar substituto. Na escola aprendem-se as regras básicas de convivência, noções de certo e errado, entendimento de mundo e de si mesmo, ensinamentos que deveriam ser aprendidos em casa, que a realidade social, muitas vezes, não permite que os pais se encarreguem disto.
           O educador, por passar a maior parte do tempo com a criança, deve se constituir num modelo a ser seguido, pois é natural que ela o tome como ponto referencial para a construção de seu conceito de adulto. Os professores são o modelo de respeito, carinho a até mesmo de pai e mãe. Não que o educador deve tomar o lugar dos pais, ele deve se empenhar o suficiente para garantir que essa criança seja saudável em todos os âmbitos que formam um ser humano.
            "O estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), dando sequência ao texto constitucional, veio em 1990 reforçar o direito da criança à Educação Infantil e do dever do Estado em proporcionar os serviços ligados a essa modalidade da educação. Finalmente, a LDB, em 1996, completa esse quadro ressalta, mais uma vez, o dever do Estado e o direito da criança à Educação Infantil. Com a LDB, a educação infantil passa a ser considerada como primeira etapa da educação básica".
             Os gestores e educadores são os maiores contribuintes do processo educacional, devem ter a visão de que é de máxima urgência que atuemos sobre a educação do indivíduo de forma a colaborar com a formação de uma sociedade fundamentada nas mais altas virtudes universais. Devem vislumbrar os pequenos cidadãos de hoje como a sociedade daqui a alguns anos e que serão esses os responsáveis por nosso mundo e nosso futuro. A educação possibilita a construção de uma sociedade propriamente dita e não uma massa maleável. É só lhe conceder o devido valor.

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