Translate

sexta-feira, 5 de outubro de 2012

A Socialização da Criança



Por: Vanessa Dorigon

A Socialização da criança depende, principalmente, da família já que esta é o primeiro ambiente a que a criança é inserida; depende, ou melhor, sofre influências, da escola e da sociedade onde entram também as mídias sociais, os meio de comunicação.

A criança é um ser único, com interpretações, necessidades, interesses singulares. Essas concepções que a criança forma, são influenciadas pelos meios de socialização. Em um pensamento ideal a família proporcionaria as concepções morais, a ética, o respeito, as ideias de bem e mal, a conduta. À escola, além de reafirmar os valores adquiridos no contexto familiar, caberia a "instrução". Esta mediaria conhecimentos históricos, o ler, o contar e o escrever, tão essenciais para a convivência em sociedade, quanto os valores morais; ainda mais numa sociedade como a nossa que requer um mínimo de conhecimento. Porém, bem sabemos que nem sempre isso é possível, vemos que as mídias sociais estão substituindo as famílias, no que se diz respeito à transmissão de valores, gostos, condutas. O mais preocupante é que esta mídia está mais interessada  no lucro do que na formação de uma moral saudável para a sociedade.

A infância é uma fase da vida humana, e, ao que dizem, a mais bela e alegre. Na infância estão abrigadas as crianças, seres, pelo menos em ideologia, puros, criativos, felizes e ativos. A criança é o ser que, durante mais ou menos 12 anos vive a infância.

Contudo, temos em nossa sociedade crianças que são privadas da infância plena. São obrigadas, por necessidade ou exploração, a trabalhar. Muitas são exploradas sexualmente. Algumas são condicionadas a viverem como "robozinhos". Pois bem, são vários os motivos que denigrem a infância.

A sociedade onde se encontra cada criança, bem ou mal, influencia no seu desenvolvimento. Esta mesma sociedade, que inclui família e escola, precisa ver a criança como um ser que necessita da vivência infantil. É essencial que, para a criança desenvolver-se plenamente e tornar-se um cidadão, ela tenha as experiências infantis, poispor essas ela obtêm a base de sua personalidade e visão de mundo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário