Competências do Professor
Por: Vanessa Dorigon
Para ser um bom professor, é importante que a graduação seja realizada em uma instituição compromissada. Porém, apenas isso não basta: da nada adianta passarmos quatro anos frequentando o ensino superior se não nos comprometermos em aprender o que é lecionado. Depois de formado, o professor não deve achar que já sabe tudo, pois o mundo muda e evolui e o professor, como formador de opiniões, precisa estar sempre atualizado.
Ao ensinar, o professor deve ser claro e objetivo para não gerar confusão no processo de ensino. O professor não deve se isolar na sala de aula, ele precisa conhecer todos os âmbitos da instituição em que trabalha, deve estar à par do PPP (Projeto Político Pedagógico) e manter constante interação com os outros professores.
O professor deve estar disposto à interação com os alunos, não atendo-se somente ao ensino da matéria. É importante que professores e alunos tenham um maior companheirismo, pois, a afetividade facilita o processo de ensino.
Ao saber de todas as suas competências, o professor tem consciência de sua importância uma vez que sua atuação se funda na necessidade de dar acesso ao conhecimento a toda sociedade.
Nenhum comentário:
Postar um comentário