A Educação de Pequena Árvore
Pequena árvore é como é chamado um menino Cherokee (indígena), de oito anos, que ao perder seus pais vai viver com os avós nas montanhas. Sua educação é baseada nas experiências (dores, perdas, alegrias). Sua educação, bem como a valorização de sua cultura, é dada pelos avós e por Willow, um índio amigo de sues avós.
Pequena árvore com toda a sua inocência era mais sábio que os adultos brancos.Quando foi enviado para um "orfanato para índios", toda a sua cultura foi vedada, em seu lugar tentaram inculcar-lhe ideais americanos.
Seu avô o resgata desse lugar horrível e o leva de volta às montanhas, os representantes do orfanato tentam recolhe-lo várias vezes, porém sem sucesso.
Pequena árvore perde seu avô e logo em seguida sua avó, porém como foi previamente preparado para o mistério da morte, sofre é claro, mas compreende que não pode intervir no curso da vida. Deste modo percebe a importância dos mitos para explicar alguns fatos da vida até então inexplicáveis. Para ele seus avós continuavam em espírito com ele.
Pequena árvore continua sua caminhada primeiramente com Willow que se encarrega de concluir sua educação, posteriormente segue sozinho andando pelo país, porém, um dia retornará as casa da montanha.
Nenhum comentário:
Postar um comentário